Tô de Cachos

9 de dezembro de 2015

Tipos de cabelos cacheados: O guia completo

Uma forma de tratar melhor os cabelos é entendendo o formato dos fios. Essa vale principalmente para as cacheadas porque é exatamente nesse tipo de cabelo que há maiores variações. Isso resulta em fios com características bastante diferentes, o que acaba exigindo cuidados diferentes, tanto na definição das necessidades dos cabelos quanto na escolha de shampoos, condicionadores e tratamentos adequados. Os cabelos cacheados, são classificados em 3 tipos, que é a maneira mais tradicional de separá-los.
TIPOS DE FIOSCARACTERÍSTICAS GERAIS
2AFio com ondulações leves que, muitas vezes, podem passar despercebidas.
BFio com ondulações que predominam desde a região da orelha até às pontas
CFio com muitas ondulações em todo cabelo, mas ainda não forma cachos.
3AFio com muitas ondulações em todo cabelo, mas ainda não forma cachos. Cachos abertos mais visíveis nas pontas. Há poucos cachos por mecha.
BCachos mais fechados. Aumenta a quantidade de cachos por mecha.
CMuitos cachos por mechas, pois começam a ser mais fechados e volumosos.
  4 ACachos menores e em grande número por mechas. Volume maior.
 BCachos muito pequenos. Começa-se a criar mais volume desde a raiz.
 CCachos minúsculos e imperceptíveis. Dificuldade de hidratação das pontas.

DICAS DE CUIDADOS PARA OS CABELOS TIPO 2


Um cuidado que deve ser seguido em todos os cabelos cacheados é regularidade da hidratação. No entanto, cada tipo de cabelo pede certos “cuidados específicos”.
Procure evitar o uso de cremes no cabelo 2A para que ele não fique ainda mais sem volume. Opte por usar o mousse e aproveite a vantagem de o fato desse tipo de cabelo ser bastante maleável quanto ao uso do babyliis, o que pode ajudar a dar mais cachos quando você quiser um aspecto diferente e volumoso.
No cabelo 2B começa-se a preocupação com o frizz, então não se esqueça de incorporar um anti-frizz na hora da finalização. O resultado será muito mais agradável.
Caso você finalize usando mousse ou leave-in, pode dar aos cabelos 2C um aspecto de cabelos 3A, onde já serão visíveis os cachos formados. Mas é necessário ter muita calma, usar a técnica de fitagem e incorporar um ativador de cachos para que o resultado fique natural.

DICAS DE CUIDADOS PARA OS CABELOS TIPO 3 





  • Comece a fazer, no mínimo, duas hidratações por semana para cuidar dos cachos 3A. Isso porque ele já apresenta dificuldades consideráveis de levar a água da raiz até às pontas. A partir desse tipo de fio é obrigatória a finalização com leave- in ou mousse caso você queira ver seus cachos definidos e sem frizz quando secarem.
    Os cabelos 3B precisam de toda a hidratação possível. Por isso, você pode optar por utilizar shampoos e condicionadores que tenham foco em hidratar os fios também. Começar a usar finalizadores mais consistentes é maior garantia de definição quando os cabelos secarem.
    As hidratações no cabelo 3C devem ocorrer, no mínimo, três vezes por semana. Caso queira optar por reduzir o impacto que a lavagem dos fios tem sobre a oleosidade do cabelo, pode ser feita a opção de utilizar shampoo sem sulfato (técnica no pool) ou, até mesmo, reduzir o número de lavagens usando shampoo (técnica low pool).

DICAS DE CUIDADOS PARA OS CABELOS TIPO 4


Há mulheres com cabelos 4A que usam o método co-wash, ou seja, lavam os cabelos todos os dias, sendo que em alguns desses dias usam apenas o condicionador. Isso ajuda a manter a hidratação natural dos fios (já que esse tipo de fio necessita de mais água) ao se optar pela não utilização do shampoo ou a redução do uso do mesmo.
Os cuidados com os cabelos 4B devem envolver desde o shampoo com foco em hidratação a um condicionador bastante potente e encorpado. Na hora da hidratação, deve-se usar a toalha para abafar o produto no cabelo e auxiliar para que os princípios ativos sejam incorporados na fibra capilar. Fazer a umectação uma vez por semana garante maior maciez e brilhos aos fios.
O cabelo 4C deve ser hidratado com cuidado e calma. A melhor opção é usar máscaras potentes e ricas em manteigas ou óleos, que são compostas de substâncias que nutrem os fios. A alternação entre nutrição e hidratação é uma boa dica. Os produtos da linha Morrocanoil que contém Argan em sua composição são uma boa alternativa para este tipo de cabelo. Uma outra maneira de evitar que os fio se tornem mais desidratados e fragilizados é optar por reduzir ao máximo o uso do shampoo com sulfato.

Nenhum comentário: