Tô de Cachos

15 de dezembro de 2015

Cronograma Capilar


Olá meninas, tudo bem com vocês?

Hoje vamos falar de um assunto, que eu acredito que vocês já estão carecas de saber, vamos falar sobre cronograma capilar. Sei que tem milhões de informações sobre esse assunto na internet, mas como vou começar a fazer o Cronograma Capilar, e quero muito compartilhar tudo com vocês, acho que vale a pena dar uma explicadinha sobre o assunto, só pra gente relembrar!

O que é o cronograma capilar?

O cronograma capilar é simplesmente uma agenda de cuidados com o cabelo, criado para repor a massa do cabelo e todos os nutrientes que perdemos naturalmente no dia a dia, melhorando o aspecto do cabelo. Nosso cabelo é frágil e sensível, e nossos fios perdem esses nutrientes naturalmente com coisas simples, como a exposição ao sol, mar, piscina, uso excessivo de química, secador, chapinha, água muito quente e por ai vai… Qualquer pessoa pode montar seu próprio cronograma, de acordo com o que seu cabelo mais precisa e os resultados que mais gosta. Mas pra isso você precisa identificar quais os problemas do seu cabelo e o que ele mais precisa, e deve ter consciência de que cabelo precisa de cuidado, e que os resultados só apareceram com o tempo, não existem milagres em relação a cabelo, tudo é questão de cuidados e paciência.

Etapas do Cronograma Capilar:

O cronograma capilar é dividido em etapas, Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Cada uma dessa etapas devem ser feitas em dias alternados, em um intervalo de aproximadamente 48hrs entre um tratamento e outro.



Etapa 1 Hidratação:

A função principal da Hidratação é repor a água do fio. Se o seu cabelo está sem brilho, armado e ressecado, essa é a etapa do CC (cronograma capilar) que você deve focar.
Essa etapa do CC promete deixar seu cabelo sedoso, macio, com balanço e muito brilho. A etapa de Hidratação pode ser feita com muita frequência pois não sobrecarrega os fios.
Produtos com poder Hidratante: são produtos que possuem em sua formula, silicones, álcool modificado, vegetais, pantenol, açucares, vitaminas, glicerina, frutas e babosa.




Etapa 2 Nutrição:

A função principal da Nutrição é devolver os lipídios, e a oleosidade necessária aos cabelos. Se seu cabelo está com frizz e sem balanço, essa é a etapa do CC que seu cabelo precisa.
Essa etapa deixa o cabelo sem volume, sem frizz, ajuda a combater as pontas duplas, o ressecamento e dá muito brilho aos fios.

Produtos com poder nutritivo: Esses produtos costumam levar a palavra óleo no nome, possuem em sua composição óleos ou manteigas, como cupuaçu, muru muru, cacau, abacate e karité. Nessa etapa você pode fazer umectação com óleos vegetais que o resultado vai ser maravilhoso também.




Etapa 3 Reconstrução:

Essa etapa é responsável por repor proteínas e massa aos fios. Se seu cabelo está poroso, fino, ralo e quebradiço ele realmente precisa de uma boa reconstrução.
Ela deixa o cabelo mais forte, repõe a massa, queratina, aminoácidos e deixa o cabelo um pouquinho duro e menos maleável.
Produtos com poder reconstrutor: São a base de queratina. Proteína, colágeno, aminoácidos, arginina, proteínas hidrolisadas, cisteína entre outros…
Atenção: essa etapa não deve ser feita em excesso, pois geralmente elas são a base de queratina, e queratina em excesso pode quebrar o cabelo. O ideal é fazer no máximo duas reconstruções em dias bem espaçados.



No primeiro mês é indicado fazer o cronograma oficial, pois as vezes pode ser difícil identificar o que o cabelo mais precisa, e o cronograma oficial é mais completo. Só quando você começar a sentir a qual tratamento seu cabelo está correspondendo mais, e que ele melhorou é que você deve montar um CC especifico para seu cabelo.
O cronograma oficial é composto por 12 tratamentos, que são 8 hidratações, 3 nutrições e 1 reconstrução. Lembrando que todas as etapas devem ser feitas em dias alternados.

Gastos com o Cronograma:

Eu não pretendo gastar muito, vou usar produtos de supermercado mesmo, vou adaptar os produtos que já tenho, e fazer muitas receitinhas caseiras  e tenho certeza que vou conseguir ótimos resultados gastando quase nada. Mas é claro que se você tem condições de comprar muitos produtos se joga, afinal que não ama comprar cosméticos!

Eu ainda não escolhi as receitinhas caseiras, nem determinei qual produto vou usar em determinado dia, vou escolher aos poucos e posto aqui para vocês.

Bjos! Até a próxima 

Nenhum comentário: